fbpx

A importância da nutrição para atletas de alto rendimento

A importância da nutrição para atletas de alto rendimento

Na última conversa que tive com o Lucas Catta Preta, nutricionista do Vicente Luque, ele falou sobre alguns assuntos interessantes sobre o trabalho que vem desenvolvendo junto ao Vicente e também falou sobre erros comuns que os atletas fazem para perder peso para a luta.

Lucas ressalva que a performance extraordinária de Vicente Luque em sua última luta do UFC, onde derrotou o ex campeão dos meio médios Tyron Woodley, tem relação com a excelente preparação do lutador brasiliense.

Segundo Lucas, o Vicente é um lutador muito disciplinado, o que facilita muito o trabalho da equipe multidisciplinar que acompanha o atleta. O processo de treinamento, alinhado com a rotina nutricional, qualidade no sono, preparação física e psicológica desse lutador que segue rumo ao cinturão do UFC, são fundamentais para que o Vicente permaneça em constante ascensão no maior evento de MMA do planeta.

Vicente luque cerrado mma ufc

O acompanhamento nutricional de rotina é feito semanalmente, mas o nutricionista encontra-se disponível diariamente para que ajustes sejam realizados na rotina alimentar do Vicente. Esses ajustes são necessários quando há alteração nos horários de treinos, mudanças de rotina e até mesmo quando o atleta enjoa de algum lanche ou alimento. Quando o Vicente Luque entra no camp preparatório para luta o acompanhamento é praticamente diário, existe uma periodização nutricional até chegar no momento do corte de peso. Durante o camp existe uma meta de peso a ser batida e é preciso acompanhar o peso para checar se a rotina alimentar está de acordo com os objetivos que foram traçados.

No final do camp que precede a luta, geralmente há uma redução na ingestão calórica, mas essa redução não pode ser muito grande porque os treinos do atleta são muito intensos. Ao chegar perto da luta, a adrenalina sobe, o foco se amplia e o lutador precisa se recuperar dos treinos de alto rendimento e intensidade. Esses ajustes finos na rotina alimentar são de extrema importância para a performance do Vicente. Cada situação demandará uma intervenção nutricional diferente.

vicente luque Comida

O Vicente é um atleta bastante disciplinado, à parte isso, a confiança entre eles facilita bastante o trabalho de preparação do lutador. Lucas diz que essa mesma relação de confiança com outros atletas ainda não está estabelecida, muitas vezes pelo fato do atleta não estar trabalhando com ele há muito tempo, ou até mesmo por começar esse acompanhamento nutricional apenas quando estão próximos de uma luta. Existe uma certa resistência desses atletas quando o Lucas diz que pode comer determinados alimentos, os atletas ficam com medo de não baterem o peso e isso dificulta o trabalho.

O nutricionista revela que já passou por situações que foram extremamente contraproducentes. Lucas lembra de uma ocasião em que disse para o atleta comer determinados alimentos na semana que antecede a luta e que dessa maneira ele iria bater o peso, mas por experiências anteriores que eram mais restritivas, o atleta passou um dia inteiro sem comer. Isso é ruim porque não é saudável, aumenta o estresse no lutador e torna o corte de peso ainda mais difícil. Essa confiança entre atleta e todos os profissionais que compõem a equipe multidisciplinar faz toda diferença.

Eduardo Sande

Eduardo Sande

Ator, apresentador e pesquisador na área de desenvolvimento pessoal e alta performance.

Inscreva-se para ser avisado de novos posts

Inscreva-se

Confira outros posts

Alimente-se como um Atleta de Muay Thai

A perda de peso pode ser um fato real na vida de praticantes de muay-thai, mas a qualidade com que isso ocorre é mais importante ainda. Neste artigo eu exploro um pouco de como os lutadores de muay thai mantém a forma, saúde e longevidade no esporte através da alimentação correta,

Leia mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *