fbpx

Ah, o clichê de “qual arte marcial é melhor”. Se eu recebesse um real por toda vez que alguém pergunta minha opinião sobre quais artes marciais aprender, talvez eu tivesse uma boa bolada na conta hoje.

Se você pratica artes marciais há muito tempo ou, por outro lado, se você é um iniciante procurando as melhores artes marciais para começar, talvez este artigo lhe ajude a decidir de forma mais assertiva. Na verdade, a maioria das artes marciais são úteis, e tentar compará-las pode ser inútil, como tentar comparar maçãs com laranjas.

Hoje, no entanto, é um pouco diferente, pois estaremos comparando boxe e muay thai. Ambas as artes marciais são muito úteis tanto para Lutar quanto para Defesa Pessoal.

A pergunta que temos que responder é qual das duas artes marciais é melhor para o MMA, para autodefesa e para a vida real.

Boxe ou Muay Thai: o que é melhor (e Por Quê)

Boxe vs Muay Thai – Quais são as principais diferenças?

Embora tanto o boxe quanto o Muay Thai sejam estilos icônicos, as duas artes se diferem de várias maneiras. No entanto, ninguém pode negar que o Muay Thai é mais abrangente, pois ensina uma gama mais ampla de habilidades que você não pode aprender no boxe. Abaixo estão as principais diferenças.

O que é Muay Thai? 

O que é Muay Thai?

O Muay Thai é um sistema único e um esporte nacional na Tailândia. Originou-se de um sistema de luta chamado “Muay Thai Boland” usado por soldados siameses no século 13. 

A versão esportiva do Muay Thai Bolan começou a aparecer no século 19 durante o reinado do rei Rama V. Na época, o rei era um grande fã das partidas de Muay Thai Bolan em várias celebrações e festivais. 

Apesar de todas as regras, o Muay Thai ainda é muito brutal e uma das artes marciais mais eficazes. Ele treina você para usar todos os seus membros como uma arma de golpear com chutes, socos, joelhadas, cotoveladas, rasteiras e arremessos básicos.

O que é o Boxe

O que é Boxe?

O boxe é um esporte de combate no qual dois praticantes socam m ao outro. No passado, o principal objetivo do boxe era nocautear o adversário. Existem duas formas de boxe: boxe amador e boxe profissional. 

O boxe amador pode ser visto nas Olimpíadas, Jogos da Commonwealth e no nível colegial. Possui um sistema de pontuação que mede os golpes limpos de um boxeador, não os danos físicos. Os boxeadores são obrigados a usar capacete e luvas com tiras brancas ou círculos nas articulações das luvas para facilitar a pontuação pelo árbitro.

As lutas de boxe profissionais são mais longas do que as lutas de boxe amadoras. No boxe profissional, os boxeadores não podem usar capacetes. Os boxeadores podem sofrer mais danos antes de parar de lutar. Se o árbitro acredita que o boxeador adversário não pode mais se defender, ele pode interromper a luta a qualquer momento.

Qual é mais fácil de aprender? 

Quando você compara os dois, Boxe e Muay Thai podem ser fáceis e difíceis ao mesmo tempo, dependendo de qual aspecto do treinamento você está aprendendo. 

O Muay Thai envolve o uso de todos os pontos de soco através de chutes, cotoveladas, joelhadas e socos. Esse tipo de ataque leva mais tempo para aprender do que usar apenas uma forma de ataque. 

Você não apenas precisa aprender a usar esses tipos de ataques, mas também aprender a se defender deles. As técnicas de Muay Thai também são muito importantes e levam muito tempo para dominar.

O boxe inclui golpes de mão, trabalho de pés e treinamento cardiovascular. Este tipo de golpe enfatiza os movimentos rápidos da mão e da cabeça para evitar socos. Os boxeadores têm uma vantagem de aprender esta modalidade mais rapidamente porque há muito menos para identificar e muito menos para aprender. 

Passe seis meses treinando Boxe e você irá focar em socos e agilidade nos pés, enquanto no Muay Thai, cada um dos primeiros seis meses será gasto tentando aprender algo novo.

Boxe ou Muay Thai – qual estilo é melhor para autodefesa? 

Ambas as artes marciais são conhecidas por serem muito úteis para aqueles que querem aprender a se proteger. Você não pode errar ao escolher qualquer um desses estilos, pois eles podem ser muito úteis em qualquer tipo de situação de combate. Mas qual é melhor? A resposta se resume às diferenças técnicas e ao tipo de habilidades que você deseja desenvolver. 

O Muay Thai é geralmente considerado melhor para autodefesa porque ensina como lutar usando as quatro membros. Ao contrário do boxe, o Muay Thai ensina como usar chutes para manter distância, com cotovelos e joelhadas. 

O trabalho do Clinch é realmente um divisor de águas aqui, já que a maioria das brigas de rua termina aí. Ter a capacidade de acertar um atacante com o joelho ou o cotovelo na cabeça lhe dará uma enorme vantagem.

Mesmo que “só” ensine como usar as mãos, o boxe não é ruim em nossa opinião. Ele ensina um ótimo trabalho de pés, movimentos e combinações de socos que você não encontrará em nenhum outro estilo marcante. O melhor de tudo, você aprenderá tudo sobre tempo, distância e como apagar as luzes de qualquer pessoa com um soco.

Em resumo o Muay Thai lhe traz mais “armas” porém os socos do Boxe se tornam mais contundentes por ter foco apenas nisso. 

Qual é mais eficaz para o MMA?

Boxe e Muay Thai desempenham um papel importante no MMA moderno. Ao longo dos anos, essas duas artes se tornaram as armas mais eficazes dos lutadores de MMA em pé. Além do mais, existem muitos lutadores que misturam habilidades de boxe e Muay Thai em um estilo.

Mas se tivermos que escolher, qual estilo é melhor? Temos que ir com o Muay Thai aqui porque é uma arte marcial mais completa quando se trata de bater. Os chutes nas pernas são tão importantes que você não pode lutar no MMA sem saber ao menos se defender deles. Mais cedo ou mais tarde, a falta de habilidades de chute pode sair pela culatra de uma maneira muito dolorosa.

Além disso, os lutadores de MMA lutam dentro do Cage, onde usam as grades para se escorar ou defender-se. Boxeadores com fortes habilidades de Muay Thai fazem o seu melhor quando se agarram à grade, atacando ferozmente com joelhos e cotovelos. O boxe não ensina essas técnicas importantes, o que é outra razão pela qual o Muay Thai é melhor.

No entanto, não subestime o poder do boxe no MMA. Existem muitos grandes lutadores e campeões do UFC com fortes habilidades de boxe. Entre os mais famosos estão Conor McGregor e Cody Garbrandt.

Conclusão 

No final das contas, tanto o Muay Thai quanto o boxe são ótimos para aprender e se envolver. No entanto, se você planeja fazer MMA, provavelmente se beneficiará mais do Muay Thai. Ao mesmo tempo, você também pode lidar com uma possível briga de rua ou quando precisar se proteger de um invasor.

O boxe é uma ciência doce, divertida de assistir e um treino incrível. Na verdade, mais dinheiro está sendo ganho no boxe de elite do que em qualquer outro esporte de luta no planeta. Então, se você só precisa aprender uma arte marcial para uma potencial carreira de lutador, e se você gosta de lutar artes marciais, considere o boxe.

O que decidir aqui é com você. No entanto, recomendamos que você faça uma aula experimental 100% grátis aqui na Cerrado MMA para conhecer melhor ambas as modalidades. Você será levado(a) ao universo da luta com uma divertida aula teórica e física, onde seu principal adversário será o saco de pancadas e você mesmo(a).

100% Grátis

Aula experimental de Boxe e Muay-Thai

Erik Silva
Erik Silva

Erik Silva é professor de Luta-livre esportiva e técnico do time de MMA profissional da Cerrado MMA.
Focado em autodesenvolvimento, Erik Silva desenvolve conteúdos voltados para o aprimoramento humano e profissional, além de disponibilizar diversas técnicas de combate em suas redes sociais.